segunda-feira, 25 de agosto de 2008

É sobre platônico, é?! comigo mesmo!

Amor platônico, na acepção vulgar, é toda a relação afetuosa em que se abstrai o elemento sexual, idealizada, por elementos heterossexuais de gêneros diferentes - como num caso de amizade pura, entre homem e mulher.

Esta definição, contudo, difere da concepção mesma do amor ideal de Platão, da qual surgiu a atual idéia grosseira, o filósofo grego da Antigüidade, que concebera o Amor como algo essencialmente puro e desprovido de paixões, ao passo em que estas são essencialmente cegas, materiais, efêmeras e falsas. O Amor, no ideal platônico, não se fundamenta num interesse (mesmo o sexual), mas na virtude.

2 comentários:

Ingrid disse...

Gata, filosófico demais essa sua postagem! Mas eu garanto que basta vc amar uma vez, sem haver Platão envolvido, pra vc deixar essa coisa toda de lado(estilo A EXPERIENTE! kkkk=P)! Menos quanto a cristiano ronaldo e aquele cantor q vc ama e eu n lembro o nome! Mas pra falar a verdade eu to no mesmo barco, só meus amores platônicos ultimamente tem dado certo =)!

te amo xuxu
beijao

Débora Oliveira disse...

sua cara mesmo essa onda de platônico!
uahsuahsuashs

;**